Por Que os Exercícios para Emagrecer Estão Trazendo um Ganho de Peso?
Oi, tudo bom?
Muita gente, quando começa um processo de emagrecimento, resolve associar a esse processo da dieta, uma atividade física para justamente acelerar mais a queima calórica.
Então sempre pensa assim “bom, já comecei a dieta, vou associar a algum tipo de exercício”.
Isso é bom, isso é maravilhoso, a gente sabe que diversos estudos já associam uma alimentação correta com uma atividade física direcionada como uma forma poderosa de você conseguir queimar mais gordura e emagrecer mais de fato.
Mas aí, muitos pacientes meus, muitas vezes que eu vou dar aula em congresso, em palestra, as pessoas sempre me perguntam.
“Patrícia, por quê que eu comecei a fazer essa dieta, comecei a treinar, assim, certinho, de forma regrada e ao invés de emagrecer, que era o que todo mundo espera né, o mais lógico, eu ganhei peso?”.
Isso acontece demais, e pode ser por uma coisa boa ou por uma coisa ruim, então eu vou dar as duas opções para você: O que normalmente acontece quando a pessoa faz tudo certinho, ou quando ela faz a dieta, faz um exercício aeróbico, tá focada, é que pode ser um ganho de massa muscular.
A gente sabe que a massa muscular é mais densa que a gordura, né?
Então se a pessoa tem 10 quilos a mais que a outra, mas um percentual de gordura menor, ela vai parecer muito mais magra do que aquela outra.
Então, se você tá fazendo a musculação, um exercício de hipertrofia, e uma alimentação legal, correta e equilibrada.
Consumindo proteínas magras, gorduras saudável, carboidrato de baixo índice glicêmico, salvo depois do treino né, que aí é bom um do alto índice glicêmico, provavelmente você tá ganhando massa muscular.
E aí você percebe nisso, esse ganho de massa muscular, porque você aumenta o peso mas as medidas diminuem, então a sua calça jeans fica mais larga, aquele blazer fecha melhor.
Você vê que tem uma mudança aí que você não consegue perceber e não tá batendo com a balança que mostra que você tá ganhando peso.
E aí também o bom disso é que quanto mais massa muscular você tem, mais acelerado é o seu metabolismo.
Então isso é muito bom para você perder massa gorda a médio e longo prazo.
Aí esse contexto tá todo ótimo, tá tudo certo e por isso que a pessoa tá ganhando peso.
Agora tem um lado ruim, é que é preocupante, que pode acontecer e acontece demais, que eu vejo muito, é uma supervalorização das pessoas com relação ao gasto energético da atividade física.
A gente sabe que algumas pessoas fazem uma estimativa né, de até 50% a mais do gasto que elas de fato tem.
Então o que que isso faz para elas, numa parte mais psicológica, é como se elas tivesse um passe livre para aquela refeição pós treino, para comer o que quiser.
E aí abre a porteira mesmo, come muito, meio sem seleção, as vezes até alimentos saudáveis mas numa quantidade muito grande, porções muito generosas.
E aí o que que acontece gente?
Acaba anulando o gasto que você teve naquele treino, ou até mesmo sendo maior essa ingestão, do que o gasto que você teve.
Então você pode tanto ficar num 0 a 0, não ter resultado, quanto engordar mesmo, ganhar mais gordura.
Então você tem que ficar muito atento para não cometer esse erro, e jogar por água abaixo aquele esforço que você teve lá treinando.
Então o ideal é que você tenha sempre uma boa noção do que você come, para não passar fome, óbvio, que eu sou completamente contra essa realimentali...
Essa reeducação alimentar ou essas dietas muito sacrificantes que você passa fome, acho isso terrível.
Mas também por outro lado, você não pode se super alimentar se você tá buscando um emagrecimento, tá bom?
Fica ligado nisso.
Então fica ligado, vem muita coisa boa por aí e a gente vai se falando.
Tchau tchau!