• slidebg1

Dores Musculares: Por Que Acontecem e Como Aliviá-las? | Sérgio Bertoluci

E hoje eu vou falar sobre algo que provavelmente todo mundo que pratica exercício físico já sentiu: dores musculares. Às vezes quando você se exercita, você acaba exagerando na dose, pode ser porque está fora de ritmo, porque tá começando muito empolgada, porque foi mal orientado ou simplesmente porque pegou pesado demais e isso acontece muito.

Você pode sentir um cansaço ou uma dor na hora.

E isso porque quando você exagera no seu treino, você acumula no tecido muscular resíduos e fluidos, que causam justamente essa sensação de dor e de cansaço.

Essa dor e esse cansaço podem passar na hora, depois de alguns minutos de descanso, mas não interessa se você está começando agora ou se já treina há um tempão, você já deve ter passado por aquela sensação de acordar no dia seguinte de fazer algum exercício pesado se sentindo completamente quebrado, destruído, achando que não vai conseguir mexer as pernas nem levantar os braços.

O nome dessa dor é dor muscular tardia e ela é causada pelas contrações excêntricas, principalmente, quando um músculo se torna alongado enquanto sob tensão.

Um bom exemplo disso é imaginar fazendo um exercício na barra fixa.

Esse momento controlado de tensão com o músculo se alongando é quando você está descendo no movimento, fazendo o bíceps alongar. Essa é a fase excêntrica.

Quando eu falei do acúmulo de químicos e fluídos na musculatura, eu tava falando mais diretamente do famoso ácido lático. O acúmulo dele na musculatura traz essa sensação de dor e cansaço.

Que para você remover mais rapidamente esse de ácido lático da musculatura, você pode ao invés de simplesmente esperar a dor passar, praticar algum exercício moderado.

Praticando o exercício moderado, você ativa a circulação e faz essa dor ser removida.

Antes do que se você ficasse parado. E aí o que mais me perguntam sobre esse assunto é como fazer pra reduzir ou aliviar essas dores.

A melhor e mais conhecida maneira para aliviar essas dores no longo prazo é óbvia: tem que fazer uma progressão gradual no seu exercício, dando tempo suficiente para a sua musculatura se adaptar ao novo estímulo.

Quando fizer meus treinos, tem que descobrir qual o seu limite, cada um tem um ritmo. Você tem que ir no seu.

Pra isso mesmo que no meu programa existem aulas de adaptação que também servem para o autoconhecimento: o Xtreme Light.

Outro ponto muito importante para a recuperação e também pra ter os melhores resultados dos treinos é dormir pelo tempo suficiente e um sono com qualidade suficiente.

O momento em que o corpo melhor se recupera da atividade diária é quando estamos dormindo, e isso inclui se recuperar de qualquer dores musculares.

Não dormir o suficiente pode fazer essas dores durarem mais tempo do que deveriam.

Então é isso aí, não se afastem dos exercícios ou qualquer atividade física que vocês gostem pelas dores que podem vir, pode também conhecer melhor o meu programa completo, acessando xtreme21.com.

Tem as aulas Xtreme Light para ir ganhando condicionamento e se preparando para as aulas completas. Eu tenho também as versões de todos os treinos sem impacto, basta seguir nos vídeos a Dominik.

Lá você vai encontrar todos os tipos de treinos, com acompanhamento profissional para guiar você no melhor treino pro seu atual condicionamento físico, explicando direitinho como e quando fazer.

Um forte abraço e até a próxima!