• slidebg1

Varizes: Ozonioterapia, acupuntura, tomates e espuma para tratar veia.

: Olá! eu sou o Doutor Alexandre Amato e hoje eu vou fazer um passeio com vocês pela internet sobre o que a gente pode encontrar aqui de tratamento de varizes.

Então eu entrei aqui no youtube, coloquei tratamento de varizes e vamos ver o que a gente encontra.

Então sobre esse vídeo aqui bem visualizado, ele mostra o tratamento da espuma.

Esse tratamento é uma técnica onde a gente cria a espuma através de uma substância chamada polidocanol e quando aparece no vídeo que não aparece...

Que as veias já desapareceram é bem impressionante e as pessoas podem ficar acreditando que realmente na hora que injetou as veias desapareceram.

A espuma é sim uma técnica bem eficaz no tratamento de varizes, tem seus riscos, em torno de 60% de formação de manchas, hipercromia, isso tem que ficar muito ciente na hora do tratamento.

Mas essa imagem que aparece como se estivesse desaparecendo tudo ao mesmo tempo na realidade é a espuma que está deslocando todo esse sangue dentro dessas veias e, como não tem o sangue dentro da veia, ela fica clarinha e parece que desapareceu.

Que não mostra no vídeo é que logo em seguida vai ficar bem mais vermelho por causa da irritação e pode ocorrer também a formação...

Pode não, vai ocorrer a formação de trombos nesse local.

Então a espuma ela vai desencadear a formação de pequenos trombos nas suas veias e é com isso que a aveia vai acabar fibrosando, se fechando, e talvez desaparecendo.

Talvez porque a taxa de oclusão da espuma não é de 100%, gira em torno de 70 a 80% dependendo do vaso e da concentração feita.

Bom, vamos ver outro vídeo aqui.

Cura das varizes com aplicação.

Vamos lá. [inint][00:02:38] tinha um vídeo melhor sobre essas pomadinhas.

Receita caseira.

Esse aqui.

Mais uma bizarrice.

Receita mágica e simples para tratar varizes com 2 ingredientes.

Alimento que elimina completamente as varizes da perna tanto para homens quanto para mulheres. É incrível né?

Realmente como que a medicina não aprendeu a usar o abacate para o tratamento das varizes.

Uma coisa tão simples.

Na realidade é porque não funciona.

Tomate, mais uma coisa.

A espuma sim tem eficácia mas com seus riscos e benefícios.

Esse outro vídeo é bem interessante, uma pomadinha que você passa em cima do local e os vasinhos desaparecem né?

Realmente parece mágica isso.

Como as varizes desaparecem quase que instantaneamente.

Então está aí.

Na realidade, quando está fazendo essa movimentação, essa movimentação se chama malaxar estar retirando o líquido de dentro do vaso e ele acaba esvaziando.

Esvaziando parece que desapareceu mesmo mas na realidade é só esperar mais um pouquinho que essas velhas vão voltar rapidamente sem fazer nada.

Então o uso da pomada nesse caso é simplesmente para aguentar esse atrito.

Fazendo um atrito um pouquinho maior pode até desencadear pequenos traumas na pele causando um edema subcutâneo da derme que vai parecer que esses vasos desapareceram por um pequeno período mas eles vão acabar voltando, correndo o risco de causar uma tromboflebite nesse local.

Então não é recomendado fazer essa massagem vigorosa com nenhuma pomadinha milagrosa.

As varizes podem sangrar e causar varicorragia e podem virar uma tromboflebite.

Aqui bem interessante.

Uso de ozônio no tratamento de varizes.

Então aqui está mostrando de forma milagrosa como esse vídeo faz desaparecer os vasinhos mas na realidade o princípio é o mesmo, qualquer coisa que você injeta na veia vai deslocar o sangue que ali está fazendo parecer que as veias desaparecem instantaneamente. É só retirar agulha, esperar alguns segundos ou minutos que o sangue volta para essas veias e mais vermelhão, aparecendo mais ainda por causa do processo inflamatório.

Então qualquer substância que for injetada, mesmo o soro fisiológico, em uma veia vai fazê-la desaparecer momentaneamente, mas isso não quer dizer que ela vai desaparecer por completo e para sempre.

Para isso é necessário que seja uma substância que cause a esclerose da veia, que cause o fechamento, a fibrose dessa veia.

E para isso é necessário o uso [inint][00:06:33] ou mesmo a energia luminosa do laser, mas o laser de forma adequada.

Acupuntura e varizes.

Então é bem interessante a criatividade das pessoas no tratamento de varizes.

Eu já comentei em algum vídeo que na antiguidade era feita a cauterização com óleo fervendo.

Resolvia o problema mas não era melhor técnica.

Aqui é a sugestão da acupuntura para o tratamento de varizes.

Bom, qualquer coisa que causar uma inflamação no local tem a possibilidade de fechar essa veia, só que aí tem que ser mensurado o risco de manchar, o risco de causar uma trombose e colocar em uma balança o risco benefício.

Então acupuntura realizada sobre as veias varicosas em primeiro lugar aqui nesse vídeo ele mostra o uso em veias bem fininhas, veias que seriam facilmente tratados com laser ou mesmo escleroterapia simples com glicose.

Aqui está usando a acupuntura.

Acupuntura funciona?

Bom, qualquer coisa que causa uma inflamação local pode funcionar mas existem técnicas muito mais eficazes com muito menos riscos e muito menos doloroso.

Então não tem a necessidade de passar por esse tipo de tratamento.

Agora os métodos nos vídeos mais legais são esses “ maravilhosa cura para varizes” sempre como algo fácil e disponível para todo mundo, “ abacate, tomate…” ou qualquer coisa desse tipo...

E aí eles mostram fotos de antes e depois que são proibidos pelo conselho regional de medicina.

Então “maravilhosa cura” e o ingrediente principal nesse caso é o tomate, então com o tomate você teoricamente resolveria seu problema de varizes.

Veja, se o tomate fizesse realmente alguma diferença no tratamento de varizes a medicina baseada em evidências, a cirurgia vascular, já teriam adotado isso há muito tempo.

Então não existe técnica milagrosa para o tratamento de varizes, existe sim uma estratégia, essa estratégia tem que ser seguida pelo cirurgião vascular, muitas vezes não é um procedimento só, é uma sequência de procedimentos para atingir um melhor resultado isso tem que ser avaliado com o seu médico, com o seu cirurgião vascular.

Atente-se que muitas vezes o barato pode sair caro.

Cuidado com essas técnicas alternativas que muitas vezes podem trazer malefícios.

Gostou do nosso vídeo?

Assine nosso canal e compartilhe.

Obrigado.