• slidebg1

Como fazer KIT PRIMEIROS SOCORROS

Se não sabe exatamente o que um kit de primeiros socorros super completo precisa ter para servir para qualquer situação é agora que vai ficar sabendo.

Esse kit vai ter todos os materiais básicos para socorrer alguém que está precisando de ajuda porque caiu, ou fez um corte ou se queimou e pode até dar para prestar os primeiros socorros a alguém que sofreu um acidente de carro, por exemplo, enquanto a ambulância não chega.

Além disso é importante todo mundo saber onde é que está guardado o kit de primeiros socorros.

Pra começar você precisa escolher uma caixinha ou uma bolsa onde o kit vai ser montado.

Idealmente deve ser grande o suficiente, feita de plástico duro, transparente, para permitir observar rapidamente o que está no interior.

E também para proteger os materiais para não estragarem.

No entanto pode ser utilizada qualquer bolsa ou caixa que você quiser, desde que corretamente identificada por fora.

Agora que você já tem a caixa ou a bolsa certa, está na hora de encher ela:

Os produtos e materiais mais importantes que são super baratos em qualquer farmácia ou supermercado são: 1 embalagem de soro fisiológico.

A versão individual pode ser legal e muito mais econômica.

Pra limpar o machucado.

Uma solução antisséptica, tipo álcool iodado ou clorexidina que é tipo merthiolate, isso serve para desinfetar as feridas, comprar doses pequenas pode ser mais econômico.

Gases esterilizadas de vários tamanhos para cobrir as feridas difíceis tipo no meio do braço, no joelho, ou mesmo na dobra do joelho.

Três ataduras e um rolo de esparadrapo.

Isso ajuda a imobilizar os membros ou segurar as compressas no local da ferida ou no machucado.

Luvas descartáveis são importantes e servem para proteger do contacto direto com o sangue, se tiver.

Uma tesoura sem ponta para cortar curativos, esparadrapos, compressas, gases ou ataduras.

Uma embalagem de curativo tipo band-aid, pra cobrir cortes e feridinhas pequenas.

Um termômetro para medir a temperatura corporal, um frasco de colírio, que permite lavar os olhos em caso de contacto com substâncias irritantes por exemplo, pomada para queimadura, como nebacetin ou bepantol que hidrata a pele enquanto alivia a sensação de queimação da queimadura.

E paracetamol, ibuprofeno, cetirizina, que são medicamentos genéricos que podem servir para várias situações de emergência.

E qualquer outro remédio que pode precisar assim de repente tipo um injeção para choque anafilático ou epilepsia.

Uma embalagem de algodão, para facilitar a aplicação dos produtos nas bordas da ferida se precisar.

Além disso tudo o conteúdo da caixa de primeiros socorros pode variar.

No caso de atletas pode se também adicionar um spray anti-inflamatório ou de frio para reduzir a inflamação provocada pelas lesões musculares ou articulares do jogo de futebol ou da corrida por exemplo.

Já quando você vai viajar de férias, também é importante incluir uma cartela extra de todos os medicamentos utilizados.

Além disso, remédios para a diarréia, enjoo, problemas de estômago e até uma pomadinha para picadas pode ser útil quando se sai da rotina e não se sabe se tem farmácia por perto.

E é isso.

Agora você pode ter em casa um kit completo, perfeito, de primeiros socorros que está pronto para salvar vidas, só não esquece de garantir que está sempre bem actualizado.

Então no fim do ano, quando for fazer os seus votos e promessas para o ano que vem não se esquece de dar uma olhadinha nas datas de validade das coisas que você colocou na caixinha dos primeiros socorros, que se deus quiser você nem encostou.