• slidebg1

COMO NÃO DESISTIR DA DIETA?

Gio Miranda diz assim pra mim: "O que fazer para não desistir da dieta?"

Gio, não desiste. Água mole em pedra dura, sabe como é?

Começar a dieta é super fácil, né? É na segunda, normalmente. Porque você mete o pé na jaca no sábado e no domingo pra falar: "é a última vez". Só que, eu não sei qual é o seu objetivo, se é pra engordar ou se é pra emagrecer. O mais importante é você ter claro que além dos resultados finais de engordar ou emagrecer, no final de um processo, a sua saúde melhora quando você come melhor, entendeu? Então qualquer estilo alimentar que você adotar que inclua alimentos saudáveis, por exemplo, se você quiser emagrecer, eu sugiro que você comece a comer volumes menores. Não deixe de comer ou não precisa mudar o seu estilo de alimentação, porque isso provoca mudanças que você pode não se sustentar a longo prazo, e aí você desiste no meio do caminho. Não faça coisas muito restritivas ou não deixe de comer aquilo que você ama, porque nesse caso você também pode durar pouco tempo nesse vigor de "não vou comer.." sei lá, o quê que você gosta muito? Imagina, sei lá, o brigadeiro. Não faz parte de dieta nenhuma pra emagrecer, por exemplo.

Mas, se você se permitir, um dia ou outro, em vez de 10 brigadeiros, um brigadeiro.

Ou seja, se você tiver noção de que isso te faz bem pra cabecinha, te dá algum prazer e você então continua com a dieta, não é comer "vou passar um mês inteiro fazendo essa dieta mas quando acabar, tenho direito. Vou comer uma lata de leite condensado ou sei lá o quê que você gosta muito que deixou esse tempo inteiro de comer", entendeu? O problema das dietas muito restritivas ou quando você se impõe uma restrição muito intensa... O quê que eu sugiro? Faça reduções homeopáticas, tipo leves. E, principalmente, isso é radical: coisas proibidas que na minha opinião são coisas fritas para emagrecer, por exemplo. E isso você pode comer na mesma, o peixinho. Não valeu é o peixinho frito.

"Ah, é peixe". Pois, frito. Melhor não comer. Bebe muita água, pensa no benefício da saúde, e não só no benefício da forma, ok? E pede ajuda. Pede ajuda.

"Ah, to tão cansado de fazer isso". Se você não puder ir no nutricionista para te dar algumas sugestões de como você pode fazer uma "sacodidela" no seu estilo, na sua dieta que você adotou pra emagrecer mais rápido. Sabe uma dica muito boa? Aumenta a atividade física. A intensidade ligeiramente, entendeu? Então, imagina "ah, já não consigo comer menos. Isso é o mínimo que eu consigo para ficar bem". Ok.

Quero diminuir calorias. Boa! Gio, sabe o que você faz? Começa a gastar um pouquinho mais de calorias no seu dia-a-dia. Porque, no fim das contas, emagrecer é uma questão matemática. Você precisa comer menos e gastar mais e aí esse balancete você emagrece. Agora, se você comer igual a atividade física que você faz, no início, quando você deixa de comer tanto, você começa a melhorar você vai emagrecendo, mas tem uma hora que o quê você gasta e o que você come está igual. Então o que você precisa fazer é aumentar a atividade física. Não precisa ser demais. "Ah, vou ter que passar três horas na academia de ginástica". Não precisa.

Imagina, se você caminhava 3 vezes por semana, você vai caminhar mais cinco minutos a cada dia, ou, então, mais um dia na semana, entendeu? Tenta fazer modificações leves, pra que não seja radical demais, que você só consiga fazer por um período curto. As mudanças de hábito sempre precisam de um tempo mais comprido. E você precisa se respeitar, principalmente. Porque não é só o corpinho bonito. O que eu digo é mente saudável. Felicidade. Felicidade!