• slidebg1

Nunca Coma Essa Fruta de Estômago Vazio! (Riscos da Lichia)

Uma das melhores formas de cuidar da saúde é através da alimentação.

Mas tão importante quanto saber os benefícios dos alimentos, é saber os possíveis riscos a saúde relacionados ao consumo de certos alimentos.

Alimentos processados e industrializados carregam muito mais malefícios em comparação aos alimentos provenientes da natureza, mas mesmo assim, até esses alimentos podem ter contraindicações.

Um bom exemplo de alimento é a lichia, uma saborosa fruta que carrega muitos benefícios para a saúde.

A lichia é rica em vitaminas que são ótimas para a saúde e fortalecimento das unhas, pele e cabelos, além de ter ação antiinflamatória e ser rica em antioxidantes.

As as lichias são também uma ótima opção para auxiliar a perder peso.

Como se não bastasse, elas promovem a saúde do coração, regulam o intestino e melhoram a digestão, além de fortalecerem o sistema imunológico.

Apesar de todos esses benefícios, a lichia têm sido alvo de preocupação devido a ter sido relacionada com a morte de centenas de crianças na Índia, nos últimos 20 anos.

Cientistas americanos e indianos investigaram qual a possível causa dessa fatalidade e concluíram ser uma substância presente na fruta chamada hipoglicina, que impede o corpo de produzir glicose, fazendo com que em casos mais extremos, os níveis de açúcar no sangue abaixem consideravelmente.

A glicose é o nutriente de vital importância para o cérebro, se algo provoca a sua falta gera fraqueza excessiva, tontura, perda de memória e sonolência.

Em níveis mais baixos, pode levar até a morte.

Devido ao fato dessas crianças terem ingerido a fruta de estômago vazio e em grande quantidade, a queda brusca nos níveis de glicose no sangue ocasionaram problemas como convulsões, perda de consciência e até morte.

Outro agravante é que muitas dessas crianças já não estavam bem nutridas e possuíam níveis menores de glicose no sangue, o que as tornou mais suscetíveis aos efeitos negativos da fruta.

Por isso, o recomendável é não ingerir mais do que 300g dessa fruta por dia, pois em em excesso podem trazer alguns distúrbios para o organismo.

Lembre-se também de lavar bem a fruta antes de consumi-la e não comê-la de estômago vazio.

Se você apresenta alguma reação alérgica ao consumir a lichia, se tem diabetes ou hipoglicemia, evite comê-la.