A Atitude Saudável - Swami Dayananda Saraswati - Discurso 8 - LEGENDADO EM PORTUGUÊS!
Arsha Vidya Gurukulam
Apresenta
A Heraça Espiritual da Índia
Discursos de
Discurso 8 - A Atitude Saudável
Se este universo todo a que chamamos de jagat em sânscrito é uma manifestação, não apenas uma criação uma manifestação de Ishvara - "O Senhor" o significado "simplificado" de Ishvara é "Deus", O Senhor
Então, toda lei, toda "sambandha", a relação entre os meios e os fins é também uma manifestação.
De novo, para recapitular o que eu disse antes
Eu sou dotado desta capacidade de desejar
Eu disse que desejar é um privilégio dado a mim.
Desejos são uma manifestação desse privilégio
Para satisfazer desejos
Eu preciso empregar meios, dependendo do que eu desejo obter.
Se você deseja ver algo, você precisa estar numa extensão de vista possível deste algo
Você tem de se certificar de que há luz adequada
E você tem de estar de olhos abertos
Se os olhos não vêem, você tem de ter "upanetram". Tenha óculos ou o que seja necessário.
Portanto, dependendo do que você deseja obter, você emprega meios para tal
Porque nós temos o conhecimento de sambandha (conexão) que é dado. Tudo é dado.
Mas, eu tenho escolha eu satisfazendo o desejo ou não, eu posso me desfazer de um desejo.
Eu posso ser indiferente ao desejo desejos vêm de acordo com outra manifestação de Ishvara.
Uma outra ordem: a ordem psicológica. a que vamos discutir elaboradamente, depois.
Esta é uma ordem muito importante
Nós temos de entendê-la.
Para estruturar nossa auto-estima nós temos de compreender tudo isto.
Que há desejos é um fato que eu aceito.
Que eu escolhi satisfazer esses desejos, está bem.
E os meios que eu emprego são apropriados eu me certifico
E, ainda assim, o resultado é sempre variável, nem sempre sendo o que eu esperava que fosse.
Ou é igual, ou mais (muito raramente), ou menos, ou oposto ao que eu esperava.
Portanto, minha atitude deve ser tal que eu não esteja engolindo todos eles; e seja apto a receber todos esses resultados, senão, de braços abertos. com uma capacidade de absorção, assimilação.
Dizendo "não", não mudará a realidade.
Aceitando a realidade com um coração que não tem a capacidade, o reforço de atitude eu estarei me permitindo ser esmagado.
Dizer "não" é o início do caminho para ser esmagado.
Dizer "sim", é, obvio, ser esmagado.
Portanto, eu tenho de me isolar com uma atitude contra todos os choques.
Este entendimento, o qual eu falei, me faz ser um pragmático espiritual um pragmático religioso, voces podem chamar de pragmático espiritual porque religioso, para nós é espiritual.
Porque Deus é para ser entendido.
Portanto, quando eu aceito essa ordem particular que governa os meios e os fins, eu tenho escolha sobre minha ação e não tenho escolha sobre o resultado.
Eu não estou dizendo "não espere o resultado". Isto é incorreto.
Nem vocês viriam me ouvir sem esperar um resultado
E nem eu posso falar com voces sem esperar resultados.
Eu falo para vocês porque eu espero o resultado de ser entendido.
Nosso patrimônio é entendido
Ele precisa ser entendido. é nossa Herança. É a Herança indiana. É um patrimonio universal.
Mas, isto é para depois.
Primeiro, vamos entender o que é este Patrimônio.
Se é universal, é universal
Não será regional se for matéria para entendimento
1+1=2 não é um fato californiano.
1+1 é igual a 2 para todo mundo.
Conhecimento é universal, não regional.
Se Deus é para ser entendido, é universal.
Porque se trata de conhecimento. e conhecimento nascido é atitude.
A atitude é "eu não sou enganado pelas leis"
Portanto, eu não sou um fracassado. É um privilégio agir. É um privilégio desejar porque a liberdade de que desfruto me faz agir.
E o que eu encaro é uma coisa a ser aceita. não com a cara boa, necessariamente
Mesmo que eu expresse minha desaprovação
Eu preciso ser apto a absorver a coisa toda. sem ser esmagado.
Nenhum amortecedor de carro irá absorver por completo os choques.
Ele irá salvar suas costas
O carro irá para cima e para baixo.
Mas você precisa de um amortecedor
Assim, essa capacidade de absorver vem da compreensão de que é dado a mim fazer a ação e o resultado dessa ação é da alçada das leis e essas leis não são separadas de Ishvara.
As leis são uma manifestação de Ishvara.
Para entender a cultura indiana, você tem de entender isto.
A cultura indiana é para ser entendida por todo indiano e todo não-indiano.
Nós vivemos uma vida em comunidade global.
Todos tem de entender a todos.
Esta é a era do e-mail, das redes...
Mesmo ao Swami se pergunta "qual o seu endereço de e-mail?"
Eu não tenho um.
O Senhor Vishnu também tem um: "[email protected]"
Esta é a era. Todo não-indiano tem de saber o que é a Índia.
Todo indiano deve saber o que é a Índia
Não se pode entender a Índia sem entender sua cultura. É uma cultura viva.
Antiga, sem dúvida, mas não antiquada. É vista como antiquada É viva.
Tem que ser entendida.
Aqui está a atitude:
Uma criança é nascida o nome que recebe, muito frequentemente, é o nome de Ishvara.
Você chama de Narayan, chama de Shiv, Vishnu, dá um nome de um aspecto feminino de Deus, etc.
A criança é chamada de Ishvara. um nome que você reconhece como Ishvara.
Ramakrishna... você reconhece como sendo Ishvara
Nós discutiremos sobre tudo isso elaboradamente depois.
E você também olha para essa criança como um presente de Ishvara É por isso que nós damos a palavra "prasAd" unido ao nome:"Shivaprasad", "Gauriprasad"
Nós tivemos um grande presidente: Rajendraprasad
Saiprasad
Todo mundo é um prasAd, de fato (prasAd = presente)
Sendo "prasAd" unido ao nome ou não, todo mundo é prasAd.
Porque é dado.
Não é dado por acaso
Nenhum indiano olha para qualquer coisa como acaso É tudo causa-efeito
Tudo são leis.
Tudo é Ishvara e as leis não são separadas de Ishvara.
Como você irá entender a cultura indiana, sem entender este conceito por trás, esta consciência por trás, nem mesmo um conceito, este entendimento por trás da palavra "prasAda"?
Alguém te dá um grande "laddu" (um doce típico indiano)
Suponha que você tem açúcar (em altos níveis). Uma pessoa tem açúcar...
...eu não quero que você tenha açúcar
Alguém tem açúcar açúcar preto e não deve comer nada doce os médicos aconselharam a essa pessoa e a ela é dado este laddu (um doce típico) enorme. é uma "bola de calorias" nada além de calorias
E a pessoa olha para isso como calorias
E, naturalmente, ele diz "não", mesmo ele tendo sido, no passado, um "amante de laddu"...
Ele sempre amou "laddu" e continua a amar laddu.
Mas ele não pode comer agora
Ele diz "não!"; um grande "NÃO".
E quem presenteia diz "isto é de "Trpadi", "Balaji" (nomes de Deus). (trata-se de uma oferenda de ritual) então a pessoa estende suas mãos, recebe o laddu. Isto, qualquer indiano fará; por indiano eu quero dizer, aquele que entende nossa cultura
Aquele que está imerso em nossa cultura, com entendimento ou não, uma atitude que cresceu nessa pessoa
Com essa atitude, definitivamente, ele/ela, receberia o laddu.
Pode não comer, pois continua a ser calorias ou, pode não comer todo ele, mas sendo prasAda, essa pessoa sempre pegará um pouquinho e compartilhará com as outras pessoas. porque a sua visão se modificou a visão é de um laddu e continua a ser laddu continua a ter calorias
Este fato não se altera
Mas, internamente, há uma atitude a atitude espiritual indiana única aos indianos! em nenhuma outra cultura há essa atitude, tenho tentado encontrar esta atitude particular em relação a esse laddu porque a pessoa sabe que este doce veio de uma oferenda de altar de um altar de Ishvara... "Venkateshvara"
Então, há uma mudança na atitude da pessoa, entende?
Não há mudança no objeto
A mudança na atitude da pessoa
A pessoa não irá tomá-lo e comer todo o doce
Ele pegará um pouquinho, lidará com isso objetivamente
Essa objetividade continua, mas com uma atitude de satisfação, de aceitação graciosa.
Graciosa aceitação. isto é chamado de "prasAda buddhi" (atitude de reconhecimento de um presente vindo do altar de Deus).
Isto é único da cultura indiana
O que é único da cultura indiana, todo indiano deve apreciar
Isto é único. Uma criança é prasAda, tudo o que vem de Ishvara é prasAda,
O que é que não vem de Ishvara?
Aquela prasAda do templo te dá uma atitude, que pode ser estendida a toda situação, seja agradável ou desagradável. prasAda não precisa ser sempre um laddu...
Pode ser uma folha, pode ser "vibhuti" (cinzas), pode ser cúrcuma ou água
Pode ser uma flor, pode ser um cristal de açúcar bem, pode ser uma criança, uma casa
Tudo é prasAda
Uma situação desagradável, karmaphala (fruto de ação), tendo sido moldada pelas leis que não são separadas de Ishvara tudo. igual, claro, tudo o que é igual à minha expectativa é prasAda. todo resultado que é mais do que eu esperava, claro, é uma prasAda muito feliz uma prasAda jubilosa.
Mas, ainda assim, eu não fico tão, tão exultante, a ponto de bater no teto
Uma vez batendo no teto, você cai e será um grande impacto.
Então, eu sou apto para tomá-la graciosamente e com gratidão como prasAda (presente).
(igual e mais do que espero)
Quando essa atitude graciosa está presente, quando o resultado que vem é desagradável, digo, uma situação não esperada, indesejada como "menos do que eu queria", quando isto vem, eu estou pronto, com a atitude, por causa do meu entendimento de Ishvara
Eu nunca partilho companhia com Ishvara
Quando a consciência reside em mim, por ser nascida do entendimento a atitude sempre fica ali presente, se não fica, eu posso trazê-la de volta, porque eu tenho entendimento e, naturalmente, a situação desagradável eu posso tomá-la como prasAda. e aprender com ela eu talvez tenha de mudar eu curso de ação, para que eu possa obter o resultado desejado.
Eu posso aprender com isso. E, portanto, não há como ser esmagado
A capacidade de absorver está ali por causa dessa atitude isolante de "prasAda buddhi".
O resultado oposto ao esperado também eu posso receber eu não digo que eu vá tomá-lo com alegria, pois é uma situação triste
Eu direi "prasAda", talvez, com certo tom de tristeza
"mais do que eu esperava": "PrasAda".
Igual ao esperado: prasAda. menos do que eu esperava: prasAda. e, oposto, prasAda. o que fazer?
PrasAda!
PrasAda continua presente. Isto é amortecedor de choques, eu lhes falei.
Nenhum amortecedor é feito para absorver completamente o choque toda vibração tem um tanto que não é absorvido.
Trata-se de gerenciamento.
Sem o amortecedor é um problema É gerenciamento.
Se você tem essa atitude auto-estima
Como pode haver perda de auto-estima se não há julgamento sobre você mesmo?
Não há julgamento
Há uma atitude saudável.
De fato, você é uma pessoa bem sucedida, porque você pode absorver, mesmo uma situação desagradável e totalmente oposta à sua expectativa. Maravilhoso.
Obrigado.
