Açaí Engorda ou Emagrece? [DICAS e CUIDADOS]
Olá, tudo bom?
Nesse vídeo de agora eu vou falar para você se o açaí engorda ou emagrece.
Será que ele é tão calórico assim mesmo, e perigoso?
Será que vale a pena usar ele para ganhar massa muscular?
Tem algum jeito de a gente consumir o açaí e ajudar a gente a emagrecer?
Fica comigo até o final que eu vou falar tudo isso para você agora.
Antes de mais nada, se você é novo por aqui, aproveita e se inscreve no canal, ativa o sininho, porque aqui tem vídeo novo todo dia, do que engorda, do que emagrece, como fazer para melhorar, para emagrecer, melhorar um alimento para que você consiga emagrecer com ele, ou para ganhar massa muscular, você vai adorar com certeza.
Vamos começar então a falar sobre essa questão calórica do açaí.
O açaí tem um certo preconceito em torno dele, né, de que o açaí é perigoso de consumir, que ele tem muitas calorias, tem que ter muito cuidado, muito gorduroso.
Mas será que é isso mesmo?
A gente tem que, para falar isso, responder isso certamente, com certeza, a gente tem que avaliar a quantidade de calorias, a informação nutricional do açaí, para a gente partir, né, ter um ponto de partida.
E é engraçado porque quando você vai procurar essa informação nutricional, eu me deparei com muitos açaís industrializados, e enfim, o açaí a fruta mesmo, in natura, e eu quero falar para você agora, antes de mais nada, que o que eu vou passar para você de caloria agora é da fruta do açaí in natura.
Tem uma grande diferença, se você for pegar qualquer polpa industrializada, congelada, porque a grande maioria delas já está adicionada de açúcar, ou xarope de glicose, ou xarope de guaraná.
E aí, a quantidade de caloria, de carboidrato é completamente diferente, chega absurda a quantidade de caloria e de carboidrato.
Então, quando você for comprar a sua polpa de açaí congelada, tenta comprar uma que seja 100% açaí integralmente.
Sem adição de açúcar, de mel, de xarope, de xarope de guaraná, porque isso vai prejudicar bastante a composição de um alimento que é tão importante, tão interessante.
Então, em 100 gramas da fruta do açaí, a gente tem mais ou menos 60 calorias, com
0.8 de proteína, mais ou menos 4 gramas de gordura, em torno de 6 e meio de carboidrato, sendo que 2.6 de fibra.
Então a gente vê que o interessante do açaí é que, apesar de ele ter uma quantidadezinha de carboidrato, lá, a quantidade de carboidrato é pequena, não é grande para 100 gramas, e além disso a gente tem uma quantidade interessante de gordura e de fibras.
Então com isso, a absorção desse carboidrato, o índice glicêmico dele acaba sendo mais baixo, vai dar menos pico de insulina, o que é mais interessante para quem quer perder peso.
“Ah Patrícia, você está falando do açaí para perder peso?
Isso é um pouco contraditório, não é o que a gente está acostumado a fazer.” É, porque se você usar o açaí da maneira correta, ele pode te ajudar a emagrecer, sim, eu vou te explicar isso agora.
Então vamos lá: o açaí ele pode ser consumido salgado, que normalmente é consumido no Norte do país, Pará, no Amazonas, onde ele é mais consumido com peixe, com pirão, na comida de sal mesmo.
E tem o açaí que é exportado para o resto do Brasil, que normalmente é aquele açaí congelado, uma polpa dele, né, exportada.
E aí, normalmente essa polpa, que é vendida mais em lanchonete, né, ou até picolé, sorvete de açaí, ela é feita um doce realmente, algumas pessoas já vendem ela misturada com açúcar, como eu falei, outras pessoas vendem ela in natura, que é o mais interessante, mas aí quando chega lá na lanchonete ou na sua casa, a pessoa vai e bate com o que quer que seja: batem com mel, batem com xarope de guaraná, que é o mais clássico pelo menos no Rio de Janeiro, batem com leite condensado, já ouvi falar também, batem com açúcar mesmo, e aí mistura, né: banana, morango, taca uma granola por cima, a imaginação é o limite, coco seco, já vi de tudo, eu vi muitas histórias.
E aí, conforme você vai adicionando coisas, obviamente você vai adicionando calorias, e tudo isso, você percebeu que é carboidrato, e carboidrato de um índice glicêmico mais alto, então a gente tem que ter muito cuidado, porque dessa forma, consumido assim, fatalmente você vai ganhar peso.
Se você estiver em bulking, em fase de ganho de peso, qual é a melhor forma de consumir o açaí?
Uma forma mais natural, mais interessante é você pegar o açaí, você pode juntar ele com uma banana, você pode juntar ele com uma aveia, com um pouco de mel e consumir antes do treino, que é o melhor horário para você utilizar o açaí, porque aí você vai ter bastante disposição durante o treino, bastante energia, como você vai ter juntado a aveia, tem a gordura do açaí, você vai continuar tendo os seus estoques de energia e de glicose circulantes durante todo o treino, vai ser bem interessante.
Ou, se você ainda estiver em bulking, você pode usar no café da manhã, você pode usar no lanche da tarde, acrescentando ao seu lanche, para elevar o valor calórico desse dia, né, desse momento, e o cômputo geral do dia aumentar também, favorecendo o ganho de massa muscular.
Sempre lembrando, gente, que não tem mistério, na verdade não tem, desculpa, mistério não, não tem mistério também mas, não tem milagre em ganho de massa muscular.
Não adianta você comer açaí, não adianta você comer aveia, tomar whey protein se você não malhar.
Então lembra sempre que, para ganhar massa muscular, treinamento de força, de musculação, uma alimentação adequada, e descanso, isso é muito importante, está, não tem milagre.
E para emagrecer, qual a melhor forma de usar o açaí?
Da mesma forma.
Você comprando essa polpa que não tem adição de açúcar, de xarope, de nada disso, e aí você pode bater com uma fruta de menor índice glicêmico, por exemplo, com morango congelado fica super gostoso, vira um sorvetinho.
Ou então você pode bater ele, de repente, com um outro alimento com menor índice glicêmico, como por exemplo o coco, com leite de coco fica uma combinação interessante.
Mas lembrando que ele também tem muita gordura e vai aumentar muito a quantidade de gordura.
Então, para algumas pessoas, isso pode dar diarreia, desconforto intestinal, tem que ficar ligado nesse sentido.
Outra coisa importante para falar do açaí, é que essas polpas industrializadas, congeladas que a gente compra, algumas vezes eles desprezam a casca, então parte da fibra do açaí, uma grande parte é perdida.
Então quando você for comprar a sua polpa de açaí, o seu açaí congelado, o que quer que seja, olha novamente o rótulo e vê a quantidade de fibra, tenta comprar um com mais fibra possível, e mais uma vez, com menos carboidrato, porque aí não vai ter adição de xarope, nada disso.
Se você quiser adicionar mais fibra para o seu açaí, uma ideia é adicionar aveia, porque aí dessa forma você adiciona um carboidrato bom, você adiciona uma quantidade interessante de fibra, melhor do que você adicionar granola.
Eu tenho até um vídeo falando sobre a granola, se granola engorda ou emagrece então, para você dar uma olhada nele, eu acho interessante, principalmente se falando do açaí né, porque eles andam, tipo, goiabada com requeijão, açaí com granola, todo mundo come, então dá uma olhada no vídeo para você ver o impacto que isso vai ter, você adicionar granola no seu açaí.
Mas a aveia é uma opção interessante, a chia é uma opção interessante, porque continua dando aquele “crec-crec”, né, crocantezinho gostoso, e aí lembra disso, de que você vai estar adicionando mais fibra, vai ficar um pouquinho mais interessante.
E outra questão que eu tenho que te falar também é: essa informação nutricional, como eu já te falei antes, está relacionada à fruta in natura.
E, normalmente, o que você compra na sua lanchonete, do lado da sua academia, do lado da sua casa, depois que você sai da praia, depois que você sai de onde quer que seja, e toma o seu bowl de açaí, a sua tigela, esse açaí é batido, como eu já falei, com tudo, pelo menos xarope de guaraná, né, é normal de baterem, ou mel, ou alguma coisa do gênero, para ficar doce.
Então, a quantidade de carboidrato, às vezes por porção, pausa: pode chegar a quase 100 gramas de carboidrato por porção, dependendo do tamanho da tigela.
Que gente, é uma quantidade estúpida, absurda de carboidrato.
Então, apesar do açaí ter gordura, é um alimento mais gorduroso, a quantidade de carboidrato adicionado vai ser, vai tornar ele fonte de carboidrato, uma coisa muito louca.
E a gordura está ali, lentifica um pouco a absorção, mas toma cuidado, porque você transforma um alimento que é super rico em nutrientes bons, em gordura boa, em fibra, em uma bomba de carboidrato então, cuidado se você está querendo emagrecer, em consumir o açaí na rua.
Se você for consumir o açaí, “ah Patrícia, eu gosto muito, eu não quero abrir mão”, eu também acho que você não tem que abrir mão de tudo que é gostoso na vida, não é assim que as coisas funcionam, mas tem 2 opções que você pode fazer: 1) você limita a quantidade por semana, tipo: “ah, vou comer 1 vez por semana, vou comer de 15 em 15 dias, porque eu gosto, eu quero me dar esse prazer”, mas também gente, é aquela velha história, né, apesar de às vezes você ter um bolo light, um cupcake fit, você não vai comer todo dia, é a mesma história, né, o ideal é que você tenha uma certa divisão nessas coisas diferentes, apesar de saudáveis, na sua alimentação, se você quer emagrecer.
E a outra opção é: quando você for consumir o açaí, no horário do lanche, do café da manhã, só ele, não vai adicionar ainda, sei lá, tapioca, que algumas pessoas comem uma tapioca, e toma açaí junto, sanduíche, qualquer outra coisa, e tenta não colocar granola, mel, mais xarope de guaraná, tenta deixar ele o mais light possível, com menos adição de ingredientes possível.
Se puder bater ele só com uma fruta, é melhor para você.
Existem algumas polpas congeladas, desse pessoal que vende polpa de fruta para fazer suco, congelada, polpa de manga, polpa de cupuaçu, polpa de uva, polpa de laranja, e polpa de açaí também, uma opção é você comprar essas polpas de fruta mesmo, congelada, deixar lá no seu freezer, quando você sentir vontade de tomar um açaí, se você está buscando emagrecer e sente muita vontade, bate ele com água, um pouquinho de adoçante ou sem nada, se você quiser, se você achar que combina, né, que não precisa tanto açúcar assim.
E aí você pode consumir ele mais aguadinho, ainda vai ter o sabor do açaí, mas aí sem adicionar mais carboidrato e mais calorias para você.
Tem ainda uma coisa muito importante para falar do açaí, que quando você for comprar um produto de açaí, seja polpa, seja um sorvete, seja, enfim, qualquer coisa, que você compre de boa procedência, porque existem alguns açaís que são contaminados com o barbeiro, que é o parasita que causa a Doença de Chagas, que é uma doença super importante, quando ela fica crônica, ela às vezes fica anos silenciosa no seu organismo, e quando ela cronifica, depois de muitos anos esse microrganismo presente, você pode ter vários problemas de saúde, inclusive problemas no coração, então ela é muito perigosa, pode até matar, então cuidado para você comprar qualquer tipo de açaí, o mais baratinho, de qualquer fonte, porque às vezes o barato sai caro.
Tenta buscar uma empresa, um fornecedor que você conheça, que seja de confiança, para garantir a qualidade do açaí que você está consumindo.
E aí, você sabia que mesmo querendo emagrecer, dava para botar o açaí na sua alimentação?
Você costuma consumir açaí?
Tem alguma receita especial?
Está comendo ele para ajudar a ganhar massa muscular?
Está precisando aumentar o valor calórico do dia?
Qual é a sua e a do açaí?
Conta para mim aqui nos comentários, e se você tiver alguma receita, deixa para a gente aqui também, todo mundo vai adorar ler a sua receita, eu adoro ver essas receitinhas.
Aproveita e curte o vídeo, isso é super importante, se inscreve no canal, se você é novo por aqui e ativa o sininho, porque aqui tem vídeo novo todo dia do que engorda, o que emagrece, benefícios dos alimentos, alimentos para ganhar massa, para emagrecer, bons para a saúde, eu tenho certeza que você vai adorar, está bom?
Um super beijo, até a próxima, tchau, tchau.