• slidebg1

Amendoim Engorda ou Emagrece? E a Pasta de Amendoim? [DICAS + Receita]

Olá pessoal, hoje eu vou falar daquele nosso amiguinho da “happy hour”, que o pessoal fica beliscado ali sem perceber, é tão pequenininho, será que é inofensivo? É o amendoim.

Muitas pessoas me perguntam “Patrícia, amendoim engorda ou emagrece”?

“E eu posso botar amendoim se eu tiver em uma dieta para emagrecer?

” A manteiga de amendoim está super na moda agora né, virou modinha é boa para se consumir, é saudável?

“E se eu consumir o amendoim puro e não aquele da casquinha, aquele japonês, aquela casquinha salgada em volta é melhor?

“ “A farinha do amendoim é saudável?

“ Então fica comigo aqui hoje, nesse vídeo, que eu vou responder todas essas perguntas, e ainda vou te passar uma receitinha de um bolo de amendoim low carb que você vai amar, com certeza!

Então vamos começar com o nosso querido amendoim.

Em uma colher de sopa, olha só uma colher de sopa né, isso aqui de amendoim salgado, aquele amendoim né, que você descascou só e botou sal, não é nem aquela casquinha não.

A gente tem 93 calorias, 7 gramas de gorduras, assim, fiz uma pausa porque, 7 gramas em isso aqui, 4 de proteína, legal, e 3 de carboidrato.

Ele também tem uma quantidade muito legal de fibra, mais ou menos 1 grama nessa poção que dá uma, né?

Melhoradinha.

Além de ter fósforo, magnésio, zinco, ferro, ele é bem nutritivo, tem até algumas vitaminas do complexo B também.

Mas então, como ele tem muita gordura, fibra e proteína ele acaba sendo um alimento que é muito saciante.

E isso pode ter um aspecto positivo se você for uma pessoa controlada e comer uma porção humana de amendoim, não vai sentar com um pacote de amendoim do lado e comer o pacote inteiro porque isso não vai dar certo!

Com certeza, dessa forma, você vai engordar.

Agora se você comer um punhadinho, uma colher de sopa mesmo, legal, você pode acrescentar o amendoim na sua alimentação sem grandes problemas.

Eu lembro de uma vez que eu estava vendo um programa desses de sobrevivência na selva com meu marido, aquelas coisas né, que as vezes a gente tem que ver, e o cara estava com um pacote de amendoim, e ele simplesmente pegou o pacote de amendoim, amassou ficou tipo um óleo né, um óleo de amendoim, e ele acendeu uma lamparina com um pacote de amendoim.

Então nessa você via a quantidade de gordura, de óleo, que o amendoim tem.

Eu estou falando isso para você ilustrar, para ilustrar para você, realmente a quantidade de gordura é absurda, então a gente tem que ter cuidado, porque né, vai engordar se você consumir muito.

Coma com parcimônia.

Mas a verdade é que quando a gente fala de amendoim, quando você pensa em amendoim, você pensa em qual amendoim?

Aquele com uma casquinha crocante, salgadona, que você come vendo jogo de futebol ou assistindo um filme em frente à televisão né?

Esse amendoim já é o amendoim piorado, porque em 25 gramas desse amendoim, você tem 122 calorias, 10 gramas de carboidratos, você ainda acrescentou o carboidrato, sete de gordura e 258 miligramas de sódio.

Pausa para o sódio agora, porque é um absurdo uma quantidade de sódio em uma porção tão pequena, ele vai fazer com que você fique mais inchada, retenha mais líquido, aumente a quantidade de fluido no seu corpo e ainda sobrecarrega o seu sistema cardiovascular.

Então cuidado principalmente com esse amendoim da casquinha, aquele amendoim japonês.

Atualmente tem aumentado muito consumo da manteiga de amendoim, principalmente pessoal fitness né, descobriu a manteiga de amendoim agora e tem consumido mais, enfim, está com essa modinha.

E a manteiga de amendoim por si só, se você quiser fazer em casa por exemplo, você pega um processador, bota lá amendoim e bate, bate, bate, bate porque como ele tem muito óleo, lembra da história da lamparina, naturalmente ele já vai virar uma pasta né, porque manteiga na verdade é uma pasta de amendoim.

E é isso se você quiser fazer uma saudável em casa, você pode botar um pouquinho de adoçante, enfim, canela o que você quiser, para temperar, show!

Você fez uma manteiga de amendoim saudável.

Tem que ter cuidado com aquelas que a gente compra no mercado para criança, que péssimo dar aquilo para criança, que normalmente elas têm açúcar, tem mel, tem xarope além de vários conservantes, tudo mais.

Então essa manteiga de amendoim comprada, tem que ser comprada com atenção, porque pode ser que ela seja uma bomba calórica na verdade, agora se você fizer a manteiga de amendoim em casa, com amendoim integral e ainda botar um adoçante, um pouquinho de canela, num vejo problema para você usar de vez em quando no seu dia a dia.

Tem a farinha de amendoim também, que algumas pessoas tem usado ultimamente, você também pode fazer farinha de amendoim com o mesmo processador.

Só que ao em vez de você ligar o processador e ficar parado lá esperando virar, vai virar aquela pasta que eu te falei.

Então você tem que ir no pulsar, várias vezes até ele ir soltando, e aí quando chegar naquela consistência que você quer, você para!

Se você ficar batendo muito tempo vai virar a manteiga né?

Aquele patê de amendoim que a gente já falou antes.

A manteiga... a farinha de amendoim, desculpa, é uma opção interessante principalmente para as pessoas que são alérgicas, a farinha de trigo por exemplo tem glúten.

Então pode ser uma substituição interessante, só toma cuidado com a receita que você vai usar, porque dependendo da receita pode ser que a aquele sabor pronunciado de amendoim não combine muito bem né?

Mas pode ser que sim.

Então vai muito do gosto do freguês, do quê que você acha saboroso botar no seu dia a dia.

Até por que você tem várias outras opções de farinha sem glúten se for o caso.

Uma dica que também melhora o amendoim, é se você for usar o amendoim, usa aquele... descasca aquele amendoim, desculpa, sem aquela casquinha salgada em volta, né, o amendoim japonês.

Mas tenta buscar o amendoim que tem aquela casquinha roxa sabe, aquela “pelezinha” em volta, que aquilo ali é fibra.

Então opta por aquele amendoim mais natural, com a casca “salgadinha”, você bota o seu sal ali na hora, pouquinho, que é mais saudável para você.

Então agora a receita que eu prometi para você lá em cima, lá no começo.

O bolinho de amendoim que é low carb, fit, funcional, super gostoso!

Você vai pegar uma xícara de amendoim cru, uma xícara de adoçante culinário que possa ir no forno tá?

Não vai amargar!

Meia xícara de leite de amêndoas, três ovos, e uma colher de sopa de fermento.

Você bate no liquidificador, bate lá, esquece, até ficar bem “misturadinho”, bota em uma forma forrada com papel manteiga, ou forma de silicone, ou se você não tiver, unta mesmo em farinha a forma, leva no forno, mais ou menos 180°, uns 30 minutinhos, checa com um palito, se está cozido, e aí é só servir e ser feliz.

Mas lembrando de comer com cuidado, com parcimônia, porque afinal de contas tem uma xícara de amendoim e a gente já falou quanto tem uma colher de sopa lá né?

Até a próxima então!

Se você gostou do vídeo me fala.

Você costuma comer amendoim no seu dia a dia?

Tem hábito?

Qual você come?

Você faria um bolo desse de amendoim?

Acha que vale no seu dia a dia?

Aproveita também e curte o canal, se inscreve no canal, porque quando você se inscreve, você recebe notificações e vê os vídeos primeiro.

E é isso A gente se vê na próxima.

Se você gostou deixe seu like aqui no vídeo.

Um beijo, tchau tchau!