Cenoura Engorda ou Emagrece? [COMO USAR, DICAS e CUIDADOS]
Olá, tudo bom?
Hoje nesse vídeo eu vou falar para você se a cenoura engorda ou emagrece.
Será que é perigoso a gente acrescentar a cenoura na nossa dieta?
Será que cenoura é low carb?
Quantas são as calorias da cenoura?
Como comer ela de forma mais inteligente para emagrecer comendo cenoura?
Fica comigo até o final que eu vou responder tudo isso para você agora.
Antes de mais nada, se você é novo por aqui, aproveita e se inscreve no canal, ativa o sininho porque aqui tem vídeo novo todo dia e eu sei que você não vai querer perder.
Bom gente, cenoura é um assunto que às vezes as pessoas ficam um pouco confusas porque a cenoura já tem um paladar mais adocicado naturalmente.
E muitas pessoas têm medo de consumir cenoura na dieta, acham que a cenoura vai engordar, que enfim, pode atrapalhar todo o processo de emagrecimento.
Então, vamos começar do começo, falando da informação nutricional da cenoura, da quantidade de calorias e como que essas calorias estão divididas, para a gente ter um ponto de partida.
Então, em 100 gramas de cenoura crua, a gente tem 34 calorias, ou seja, a gente vê que ela é pouco calórica.
Dessas 34 calorias, 7.7 gramas são de carboidratos, mas 3.2 gramas são de fibras.
1.3 gramas de proteína e praticamente nada de gordura.
Então, a gente pode ver que a cenoura tem alguma fibra presente nela, a quantidade de proteína é irrisória e tem pouca gordura.
Então, por isso o índice glicêmico dela não é tão baixinho assim.
Se você quiser consumir a cenoura de uma forma para baixar mais o índice glicêmico dela, o mais interessante é que você consuma cenoura crua porque os alimentos, vegetais crus né, obviamente, vegetais crus, eles são mais densos, mais duros, mais difíceis de serem digeridos pelo suco gástrico, e com isso, passarem do estômago para o intestino, e do intestino para a corrente sanguínea.
Então, com isso, pela pela dureza dele mesmo, vai levar mais tempo para ele ser digerido do que uma cenoura super molinha ou um purê de cenoura, que já está meio que pré-digerido.
Então, se você quiser lentificar mais o índice glicêmico dela, come ela crua.
E, sempre lembrando a diferença de índice glicêmico e carga glicêmica, né? Às vezes, um alimento tem um índice glicêmico médio ou alto, mas a quantidade de, que você consome, a quantidade de caloria, de carboidrato naquela porção não é tão grande, então o impacto que, de fato, vai ter na sua glicemia não é tão grande assim, e a cenoura se enquadra num desses quadros.
Então, como é que a gente pode usar a cenoura no nosso dia a dia para conseguir esses benefícios dela, já que ela é tão pouco calórica, né, como é que a gente pode usar para emagrecer, se você está buscando emagrecer?
Uma dica que eu te dou é: por exemplo, você vai fazer uma sopa ou uma carne assada, né, na panela ou um frango assado.
Normalmente, o que as pessoas botam para engrossar a sopa, principalmente?
Batata.
Não é?
Todo mundo que quer uma sopa mais cremosa, mais, né, aveludada, vai botar batata.
E a batata tem muito mais carboidrato e muito menos fibra do que a cenoura.
Então, uma alternativa interessante, inteligente para você engrossar a sua sopa, sem aumentar tanto a quantidade de carboidrato, é você substituir a batata por cenoura.
E a mesma coisa na carne assada, por exemplo, que às vezes a pessoa termina de fazer uma carne assada e joga um monte de batata lá dentro para comer junto com a carne assada.
Ao invés de batata, da próxima vez você joga cenoura porque aí você vai conseguir, dessa forma, acrescentar mais vitaminas, mais minerais, mais fibra e menos carboidrato do que se fosse só aquela batata branca.
Muitas pessoas reclamam, quando estão de dieta, de comer salada porque a salada acaba muito rápido, né, folhinha a gente mastiga, dá 2 mordidas e já engole a folha, não façam isso, tem que mastigar com calma os alimentos, e a cenoura raladinha, crua, entra muito bem na salada, para quem está querendo emagrecer, porque como ele é mais dura, ela exige que você mastigue, é mais fibrosa por mais tempo, ela vai ajudar demais nessa questão de saciedade.
Além disso, você pode, mesmo a cenoura crua, cortar uns palitinhos dela, e comer à tarde numa substituição do lanche, com uma pastinha de homus tahine ou com uma pastinha de iogurte, o homus tahine é aquela pastinha de grão de bico, eu até tenho um vídeo falando sobre ela no meu vídeo do grão de bico engorda ou emagrece, se você quiser saber mais como ela é, as propriedades, você pode entrar lá para ver como elas combinam muito bem, a cenoura com o grão de bico, mas também você pode fazer uma pastinha de iogurte natural, uma pastinha de ricota e ser um lanche da tarde.
Até uma coisa interessante, às vezes botar na lancheira das crianças, às vezes botar aquelas cenourinhas baby que são bonitinhas, as crianças adoram, pode ser um lanchinho para complementar o restante do lanche da tarde das crianças também.
Só toma cuidado, né, porque não é porque o alimento tem pouca caloria, é lotado de fibra, é muito bom, que você vai pegar e vai botar manteiga, creme de leite, queijo ralado, que aí, obviamente, aumentou muito a quantidade calórica e o que era bom ficou ruim.
Então, mais uma vez, como com qualquer outro vegetal, legume ou proteína mesmo, dá uma quantidade, dá uma controlada na quantidade de calorias, no que que você está fazendo, na forma de preparação, para que, acima de tudo, seja saudável e bom para a sua saúde.
Algumas pessoas me perguntam também: “Patrícia, cenoura, afinal de contas, é low carb, posso botar na minha low carb?”
Existem vários tipos de low carb diferentes, né, com diferentes tipos de concentração de carboidrato permitidos, dependendo da linha de low carb que você segue, da fase que você está.
Mas, de qualquer forma, eu te falo que a quantidade de carboidrato líquido, por 100 gramas, é pouco da cenoura, mais ou menos uns 4 gramas, 4 e pouquinho.
E, às vezes né, dependendo, se você for comparar com 1 copo de leite, por exemplo,
1 copo de leite tem mais quantidade de carboidrato do que 100 gramas de cenoura.
E, além disso, principalmente se você for usar cenoura crua, ralada na salada, gente, não precisa usar 100 gramas, né, você pode usar 1 colher de sopa, 2 colheres de sopa, não precisa ser uma quantidade absurda.
Se você for botar numa sopa para engrossar a sopa low carb, não precisa botar 1 cenoura inteira se você for comer sozinha a sopa, se for fazer uma porção pequena.
Ou então, você usa 1 cenoura inteira para fazer 1 panela de sopa, e divide em 4 porções.
Então, é tudo uma questão de bom senso, se você faz low carb, você já sabe disso de saber dosar os alimentos para conseguir colocar o máximo possível dentro da sua alimentação.
Só toma cuidado, se você for daquelas pessoas que bota cenoura no suco detox, porque se você faz seu suco detox com uma centrífuga, o que eu não recomendo, você vai perder toda a fibra da cenoura, você vê que a fibra fica ali, né, naquele reservatório de traz da centrífuga e aí, você vai perder grande parte desses benefícios, com relação à saciedade e controle glicêmico que ela tem.
Então, o ideal, se você for colocar cenoura no seu suco detox, é que você coloque, faça seu suco no liquidificador, bata bem, e não coe, isso é muito importante.
Algumas pessoas diabéticas me perguntam: “Ai Patrícia, sou diabético, eu posso comer cenoura?
Eu fui numa pessoa que me falou que eu não devo comer cenoura, ouvi dizer, vi na internet, cenoura, diabético não pode cenoura.”
Aí vai, essa mesma pessoa, e come pão francês ou come pão de forma integral, que tem muito mais carboidrato do que a própria cenoura, coitada da cenoura.
Vamos parar com essa ideia de que diabético não pode comer cenoura e beterraba.
Eles aumentam a glicemia?
Claro que aumentam, como alguns vegetais que têm carboidrato presente nele.
A dica que eu dou para os diabéticos é: 1) coma cenoura sempre crua, sempre que combinar, né, com a sua refeição na salada; 2) acrescenta, também, um pouquinho de fibra a mais ou de gordura do bem, ou de proteína, para lentificar ainda mais o índice glicêmico.
Então, por exemplo, você pode fazer uma salada com alface, com cenoura, com um pouquinho de nozes, com umas fatias, um pouquinho de queijo branco picadinho, tempera com azeite, uma pimentinha do reino, sal, olha que maravilha!
Você conseguiu comer a cenoura, pegar os benefícios dela, cenoura tem vários benefícios também para a nossa saúde, sem aumentar muito a glicemia porque você colocou, aí, as nozes, que são uma gordura boa, a proteína do queijo branco, que vai lentificar o índice glicêmico, então dessa forma, sabendo comer direito, dá para comer tudo, não precisa cortar cenoura, até porque é um contrassenso o diabético que corta cenoura, corta beterraba, e vai e come pão, como eu já falei, vamos parar de pensar essas coisas.
E você, está de dieta?
Gosta de comer cenoura?
Faz low carb, sabia que podia usar?
Conta para mim nos comentários qual a sua receita com cenoura, como é que você gosta de comer?
Eu vou adorar ler o seu comentário, eu leio todos os comentários, respondo a grande maioria.
Aproveita e dá a curtida no vídeo, também, que isso é muito importante.
Se inscreve no canal, se você é novo por aqui, ativa o sininho, aqui tem vídeo novo todo dia e eu sei que você não vai querer perder dos benefícios dos alimentos, do que engorda, do que emagrece, sucos, chás detox, você vai adorar.
Até a próxima, tchau, tchau.