• slidebg1

Como se ORGANIZAR para TRABALHAR em CASA - 5 dicas | Maiara Xavier

Trabalhar em casa é o sonho de muita gente, fazer o seu próprio horário, não perder horas ali no trânsito e ficar ali no confortinho do seu lar.

Já pensou como isso pode se tornar realidade na sua vida?

Meu nome é Maiara Xavier e você está no canal A Rica Simplicidade.

Nesse vídeo eu quero te ajudar a não tornar esse sonho uma dor de cabeça, com dicas práticas que vão te ajudar muito.Se você quer trabalhar em casa, esse é o seu sonho, quer acompanhar mais materiais aqui do canal, não deixe de se inscrever e ativar as notificações, porque assim o Youtube te manda um alerta ali quando tem material novo por aqui.

Também já deixa o seu like aqui e compartilha esse vídeo aí no grupo do WhatsApp com a galera que também quer fazer home office, também quero te apresentar o nosso parceiro

IQ, um site que oferece várias ferramentas gratuitas, é legal você acessar o site, dá uma navegada e conferir tudo o que eles têm de maravilhoso.

Vou deixar o link aqui embaixo, é só clicar e navegar, depois do vídeo, tá bom?

Melhor ainda é que em breve o IQ vai lançar várias ferramentas novas pra gestão do seu negócio, então se você tem uma microempresa, se você é MEI, você com certeza vai gostar.

Primeira dica que eu quero passar é: tenha muito claro aí na sua mente e passando para o papel como um plano mesmo, quais são os seus serviços, de uma forma prática e objetiva, quais as soluções que você vai oferecer através da sua empresa que está começando agora na sua casa.

Mas se você vai trabalhar contratado de uma empresa em casa é muito importante que tenha super alinhado ali quais as entregas, os prazos, tenha isso tudo muito acertado com o seu chefe pra não ficar nenhum mal entendido, isso vai te ajudar a se estruturar na hora de trabalhar em casa. É muito importante que mesmo que você esteja em casa, você tenha a sua agenda super organizada, do horário que você vai cumprir de expediente, já que você tem essa flexibilidade, você não precisa cumprir aquele horariozinho padrão, né?

Então você pode trabalhar de manhã, ter um intervalo de tarde, trabalhar mais no fim da noite, que você tenha essa liberdade, já que você está em casa, claro, a não ser que uma empresa exija que você esteja online ali naquele horário horariozinho padrão.

Mas se a empresa é sua, é muito importante que você desenvolva e seja produtivo no horário que você melhor funciona.

Então assim, faça uma agenda, veja como é que você funciona, é o Google agenda? É a agendinha de papel?

Eu, particularmente, ainda gosto da minha agendinha de papel, super funciona, e também cria no seu escritório, aí no cantinho que você vai separar, pode ser algo visual, coloca na parede, isso vai te ajudar a ter uma estrutura bem legal e te planejar aí durante o dia, durante a semana a fazer esse negócio acontecer de uma forma bem mais prática.

Isso daqui é muito importante: tenha um cantinho na sua casa exclusivo pra ser o seu escritório, a sua empresa, o seu trabalho.

Quanto mais isolado do resto do ambiente da casa, melhor.

Quando eu comecei a trabalhar em casa, que a minha empresa começou realmente no meu apartamento bem pequenininho, gente, eu tinha um mínimo canto na sala, mas eu sabia que aquele universo ali, minúsculo, era a minha empresa, tá?

Então, mesmo que a sua casa seja pequena, que você não tenha um cômodo separado, quando você estiver naquele cantinho ali, vai ser o seu trabalho.

Coloca a sua mesa de escritório, a cadeira, coloca o seu mural, faz daquele ambiente o mais profissional possível.

Olha, as pessoas têm muita dificuldade na hora de começar um negócio, né, ou trabalhar por conta própria e tudo mais, com as finanças, é muito importante que isso seja totalmente separado, pessoa física com pessoa jurídica, você precisa organizar as suas finanças, então já separa aí quais os custos da sua empresa, afinal, agora, a sua empresa tem alguns custos, né?

Então, a luz, a internet, tudo o que você está consumindo pra fazer acontecer é importante que esteja listado aí pra você organizar as suas finanças.

E até mesmo uma partezinha do aluguel entra aí pra contabilizar, então pega uma porcentagem aí pequena de todos esses gastos, a internet se for basicamente pro seu trabalho, já inclui tudo aí, ferramentas que você vai contratar e tudo mais.

Uma coisa também que às vezes a gente precisa é investimentos e não tem o capital ali para fazer esse tipo de investimento, pensar num empréstimo pode ser uma possibilidade, se isso estiver bem estruturado e planejado aí no seu plano de negócios e no seu orçamento.

Isso é muito importante também, tem no site do nosso parceiro IQ, uma ferramenta que te ajuda a fazer uma comparação ali e ter mais chance de conseguir um empréstimo que seja mais adequado ao seu perfil.

Então, vou deixar o link aqui embaixo, não se esquece, dá uma visitinha lá, antes de decidir mesmo por um empréstimo, faça todo os cálculos, veja se o investimento que você vai fazer tem o retorno esperado, se é o momento realmente de pegar esse empréstimo e fazer o investimento na empresa, mas pode ser uma boa possibilidade também, tudo organizadinho aí nas suas finanças.

Outra ferramenta que ajuda bastante na gestão do nosso negócio no começo, é um cartão de crédito, aí você pode usar aí no começo como um capital de giro, não é o mais indicado, né, mas se estiver tudo sob controle, vai te ajudar bastante.

Então é questão de você organizar e se planejar sabendo o que você vai comprar, tem parcelas ou no próximo mês tem determinados custos, então tudo um passinho de cada vez, dentro das possibilidades do seu negócio.

E como eu disse, o IQ realmente é maravilhoso nessa história toda, né, ele também tem uma ferramenta que te ajuda a escolher o cartão de crédito mais adequado pras suas necessidades.

Então, viu que interessante?

Você não vai escolher uma coisa sem saber ao certo se faz sentido ou não faz, se é bom ou não é, então visita aqui no link que tá aqui embaixo e dá uma conferida.

Então são essas duas coisas super importantes na parte das finanças, tá, além de deixar tudo bem separadinho, pessoa física, pessoa jurídica, não se esqueça.

E é muito importante, gente, contar com a colaboração da família, eu não sei se você vai trabalhar com alguém em casa, né, durante o período vai ter crianças, vai ter mãe, vai ter pai, vai ter alguém a mais lá, é importante que você converse e explique, quando eu estiver aqui no meu escritório, no meu cantinho, é horário de trabalho, gente, eu estou em casa, porém eu estou ocupado, ocupada, eu tenho responsabilidades, eu tenho atividades pra fazer, então não me interrompa ou se se for muito urgente, entra aqui ou vem até mim, é muito importante que a família esteja entendendo realmente o que que tá acontecendo, né, principalmente se é pai ou mãe, eles nem sempre entendem, como assim trabalhando em casa?

E aí quer bater papo, quer mostrar o que a vizinha mandou, o que tá passando na TV, ah outra coisa bem importante, a TV sempre desligada, porque, gente, tira a nossa concentração, tira o nosso foco, já basta que a gente tá na internet trabalhando, né, já tem bastante distração aí, a gente não precisa de mais.

Vamos conversar depois do vídeo?

Eu quero saber, comenta aqui embaixo qual é a sua maior dificuldade quando pensa em trabalhar em casa.

Eu vou ficar de olho em todos os comentários e vou responder a maioria deles.

Não se esquece de deixar aquele like, se inscrever aqui no canal e dar uma visitinha lá no site do IQ.

A gente se encontra no próximo vídeo.

Um beijo!

Tchau, tchau!