• slidebg1

Irisina para Emagrecer! Treino de Força e Emagrecimento.

Um dos momentos de maior tensão dos pacientes aqui no consultório é na hora de fazer a temida bioimpedância.

Como os números não mentem jamais, basta subir em nossa balança e lá estão eles, sem meias verdades.

Entre outros dados que vão muito além do peso, a bioimpedância mostra o percentual de gordura que a pessoa tem no organismo. É quando o consenso fala mais alto e quase que por unanimidade, muitos já até se antecipam:

Zanuto, como minha gordura está alta, devo fazer pelo menos 1 hora de aeróbio por dia?

Para imediatamente!

Porque a minha recomendação é um pouco diferente.

Se você quiser queimar gordura você tem que treinar força.

Caramba doutor, mas musculação por que?

Vamos descobrir agora mesmo!

Em 2012, pesquisadores da universidade de Harvard identificaram um novo hormônio produzido pela musculatura esquelética.

Ele se chama irisina.

Aliás o nome não foi escolhido de forma aleatória. Devido ao papel desse hormônio em nosso organismo, é uma homenagem a Íris, que na mitologia grega é considerada a “mensageira dos deuses”.

Mas por que isso, Zanuto?

Por acaso a irisina é assim milagrosa? Vamos entender.

A irisina é um hormônio produzido pela musculatura e suas concentrações aumentam quando realizamos exercício físico.

Quando em nosso organismo, ela estimula as células adiposas a converterem a gordura em calor, aumentando assim o metabolismo energético e estimulando o emagrecimento.

Nesse estudo de Harvard, os cientistas injetaram pequenas doses de irisina em ratos obesos, sedentários e pré-diabéticos e depois de dez dias verificaram a normalização da glicemia e da insulinemia, que é a quantidade de açúcar e insulina no sangue.

Inclusive, essa injeção de irisina, levou a uma perda de peso corporal dos ratos.

Os estudos estão cada vez mais complexos. para vocês terem uma idéia já estão comprovando que a irisina melhora as vias intracelulares, pode ser auxiliar no tratamento contra a esteatose hepática não alcoólica, que é aquele acúmulo de gordura no fígado, assim como melhora a oxidação de gordura e a ultilização de glicose como fonte de energia também.

Aliás a galera, vou deixar o link aqui embaixo desses estudos para quem quiser se aprofundar no assunto.

Mas então, como é que a gente faz para aumentar os níveis de irisina no organismo e o que isso tem haver com os exercícios de força?

Tudo a ver, galera!

Os níveis de irisina aumentam quando realizamos os treinos de força, ou seja musculação.

Os cientistas ainda não sabem, exatamente, o porquê a irisina é maior em treinos de força do que nos exercícios aeróbios.

A possilidade mais provavel é a relação ao tipo de estímulo provocado pelos exercícios de força, que são completamente diferentes dos exercícios aeróbios.

Na musculação são recrutadas fibras musculares de tipos diferentes.

Vale resssaltar que esses ainda são estudos iniciais, mas muito relevantes.

Os cientistas afirmam que, por se tratar de um hormônio muito recente, novos estudos ainda são necessários, bem como novas pesquisas.

Porém, até o momento tudo indica que a irisina é o hormônio que faz a ligação entre a musculatura esquelética, o tecido adiposo e o metabolismo energético.

Dessa forma, entender os mecanismos da sua secreção, como os exercícios que podem também aumentar a secreção e até de repente alguns tipos de alimentos é de extrema relevância para a saúde da população.

Tanto que alguns estudos já indicam os efeitos do ômega-3 na secreção de irisina.

Mas Zanuto, quanto tempo de musculação eu preciso realizar para estimular a produção de irisina?

Estudos recentes mostram que são necessários ao menos 21 dias de atividades físicas regulares para que ocorra um aumento significativo da irisina.

O ideal é que seja feita ao menos uma rotina diária de 30 minutos de atividades para que o organismo identifique a necessidade de aumentar a produção da irisina.

De qualquer forma, já se pode dizer com segurança, que o treino de musculação é uma excelente ferramenta de emagrecimento.

Os exercícios de força melhoram a composição corporal, aumentam a massa muscular e diminuem a massa gorda, além de aumentar a concentração de vários hormônios, como testosterona, gh, e agora, como comprovam os estudos também a irisina, que auxiliam nesse processo de aumento de massa muscular e perda de gordura.

Para quem quer emagrecer o treino deve buscar trabalhar o máximo de grupo musculares e o tempo de descanso não deve ser longo.

Lembrando que todo treinnamento deve respeitar o nível de aptidão de condicionamento cada um.

Então Zanuto, eu não preciso fazer aeróbio?

Nada disso!

O mais efetivo é a combinação de ambos tanto do treino aeróbio quanto do treino de força, pois ambos vão ajudar na perda de gordura e no aumento de massa muscular.

Uma dica para quem quer emagrecer é realizar de 6 a 8 exercícios de preferência multiarticulares ou seja, aqueles que utilizam mais de uma articulação para executar o movimento, como por exemplo supino, agachamento, puxada frontal, alternando por segmento.

Exercícios da região superior do corpo com exercícios de região inferior.

Outra dica, é realizar 3 séries de 10 a 15 repetições, com intervalos de 40 a 60 segundos.

O treino aeróbio pode ser realizado de forma intervalada.

Sobre isso eu falei naquele vídeo sobre o hitt que está aqui no nosso canal.

Gostou desse vídeo? Entendeu porque para queimar gordura a musculação é essencial?

Compartilhe com os amigos, dê um joinha e até o próximo programa, porque bem é estar bem.