Melancia Engorda ou Emagrece? Calorias, Carboidratos e Dicas
Olá, tudo bom?
Hoje eu vou falar para você se melancia engorda ou emagrece.
Será que a melancia tem muitos carboidratos?
Será que a melancia tem muitas calorias?
E o suco de melancia, será que é um aliado para perder peso?
Fica comigo que eu vou responder tudo para você, nesse vídeo.
Para a gente começar falando se a melancia engorda e emagrece, o ideal é que a gente fale um pouquinho sobre a composição da melancia, né?
Bom, é um grande erro as pessoas pensarem que a melancia engorda, porque normalmente elas pensam que ela engorda porque é doce, e porque o índice glicêmico dela é alto.
Eu vou falar disso depois para você.
Bom, falando então de forma absoluta, 1 xícara de melancia tem mais ou menos 46 calorias, das quais 1 grama de proteína, 0,25 de gordura, ou seja, praticamente nada, né, e 11,5 de carboidrato, com 0,5 grama de fibras.
Bom, isso mostra para a gente que como ela tem pouca fibra, pouca gordura e pouca proteína, o índice glicêmico dela acaba sendo muito alto.
Só que, por porção, a melancia tem pouco carboidrato, então a carga glicêmica dela acaba sendo baixa, e isso é interessante de falar, porque na verdade para ela ter, dar um aumento muito grande na sua glicemia do sangue, você vai ter que consumir uma quantidade absurda de melancia, que normalmente as pessoas justamente não consomem, porque a melancia tem uma densidade energética baixa, ou seja, por porção, por um pedaço de melancia, um pedaço grande, você tem poucas calorias e pouco carboidrato.
Para você ter uma noção, em 1 xícara de 150 gramas mais ou menos de melancia, 140 gramas é de água.
Então a melancia acaba por hidratar muito, e ser um são alimento “pobre em nutrientes”, no sentido de caloricamente falando.
Então beleza, a melancia tem pouca caloria, né, pouco carboidrato, muita água, quando é que então ela começa a ficar preocupante?
Quando a gente come melancia sem controle.
Eu tive uma paciente, uma vez, que ela estava grávida, e ela chegou no meu consultório vindo de uma outra, de uma médica, de obstetra, que falou para mim: “Patrícia, eu já não sei mais o que fazer, porque ela está ganhando quase 2, 3 quilos de peso, por mês”, e eu perguntei sobre alimentação dela, e eu achei legal, saudável, ela é médica, né, ela não tem a obrigação de fazer anamnese alimentar perfeita.
E aí, conforme a gente estava conversando, e ela ainda malhava, era marombeira, era bem sarada, assim, malhava antes, malhava durante a gravidez, mas ganhava peso para caramba.
E aí ela chegou lá no meu consultório e eu estava fazendo a anamnese alimentar com ela, e aí eu perguntei: e aí, como é que você?
Ela comia super bem.
E aí eu perguntei: e sobremesa?
Ela: “ah não, sobremesa eu como fruta.”
Eu falei: ah, mas que fruta você costuma comer?
Ela: “ah, eu como, tipo, 1 melão, meia melancia…” Eu falei: espera aí!
Meia melancia?
Ela: “é, meia melancia, 1 abacaxi, 1 melão.”
E ela comia isso de sobremesa, gente, depois do almoço.
E óbvio que ela estava engordando loucamente, porque ela estava grávida, ela achou que ela podia comer mais, e que fruta era saudável.
Então, daí a gente parte da premissa que se você compra melancia, e já corta em cubinho para guardar, eu particularmente até faço isso em casa, porque ela dura mais, não azeda tão rápido.
Você tem que ter um bom senso de contar quantas colheres você vai botar no pote para comer.
Eu sei, a vida é assim.
Não dá para você pegar um pote de melancia, sentar na frente da televisão, e comer vendo
TV, vendo um jogo, vendo um filme. É saudável? É, mas se você comer meia, 1 melancia, fatalmente você vai engordar muito.
E aí, partindo dessa premissa da quantidade que a gente consome ser importante, ser uma coisa importante, a gente tem que falar do suco da melancia, né, porque todo mundo que faz dieta fala: “vou trocar refrigerante por suco.”
Aí chega no restaurante, na hora do almoço, ao invés de pedir o refrigerante que aboliu, que está certo, fala: “vou pedir um suquinho de melancia, porque é light, um um suquinho de abacaxi.”
Só que esses sucos normalmente são feitos naquela centrífuga, né, e aí eles botam
4, 5 fatias de melancia, justamente porque a melancia é muito aguada, para dar um copo de suco.
Então, a minha dica é a seguinte: se você for tomar suco, que eu não sugiro que você tome, come a fruta mas, né, vai que às vezes você quer tomar uma coisinha diferente, com um saborzinho, pega 1 fatia de melancia e bate no liquidificador com água.
Se quiser botar adoçante, bota, mas eu acho que nem precisa, porque a melancia é super doce, e não coa, porque aí você vai preservar as fibras e você vai ter a água ali, que vai equilibrar o volume, sem acrescentar mais calorias.
Bom, então além de comer a melancia pura, que você pode comer ou fazer esse suquinho que eu falei, que na verdade não é um suco, é um refresco, porque a gente bate com água.
Você pode pegar esse mesmo refresco e botar em forminha de gelo.
Na verdade existem até umas formas de picolé, né, e fazer um sorvete de melancia.
E aí eu acho que combina bem, se você bater também um pouquinho de hortelã, que vai dar uma perfumada, vai ficar mais refrescante ainda.
Outra ideia legal de incorporar a melancia no seu dia a dia, já que ela tem, por volume assim, por porção, pouca caloria, é botar ela na salada de fruta.
Porque aí você vai usar menos uva, menos banana, menos manga, essas uvas que já são mais concentradas caloricamente, ela vai aumentar o volume da salada de fruta, e dessa forma a salada de fruta vai ficar mais light, menos calórica.
Me diz agora: você costuma comer fruta no seu dia a dia?
Come melancia?
Que outro vídeo você gostaria que eu fizesse de fruta?
Fala para mim aqui embaixo nos comentários, aproveita e se inscreve agora no canal, se é que você ainda não inscreveu, e dá um like nesse vídeo para eu saber que você curtiu.
Até a próxima, tchau, tchau.