Dieta Cetogênica - Qual é a dieta do Dieta Cetogênica que funciona
A dieta cetogênica está chamando atenção de muita gente, mas há muita confusão sobre o que ela pode proporcionar de fato.
Em nosso vídeo anterior , nós abordamos a origem desse plano alimentar e divulgamos a história inicial da dieta cetogênica como um tratamento para a epilepsia.
Agora no vídeo de hoje, vamos nos aprofundar nos detalhes por trás da cetose, para que você tenha uma melhor compreensão de seus benefícios para a saúde e como você pode segui-la.
E no final desse vídeo, você estará um passo mais perto de entender se a dieta cetogênica é ideal para você.
Então se você gostou do tema do vídeo de hoje, já deixa o seu gostei e vamos para o vídeo
Como funciona a dieta cetogênica?
Bom o objetivo principal da dieta cetogênica é colocar e manter seu corpo em um estado metabólico chamado cetose.
Nossos corpos normalmente queimam carboidratos para gerar energia.
No entanto quando você restringe a quantidade de carboidratos, o corpo começa a quebrar a gordura armazenada, criando moléculas chamadas cetonas para usar como uma nova fonte de energia.
(A dieta Paleo é bem semelhante a cetogênica, no entanto mais rica em proteínas e não tão rigorosa quanto a certos alimentos e proporções.)
E quando você faz essa mudança de glicose para corpos cetônicos, você entrou oficialmente em cetose.
Aumentando drasticamente a perda de peso queimando suas reservas de gordura para gerar energia.
Embora o principal benefício desse processo seja eliminar o excesso de peso, a cetose também pode reduzir o apetite, melhorar sua energia e deixar você alerta e concentrado.
O jejum também tem efeitos parecidos sobre o corpo, no entanto pode não ser uma solução a longo prazo, se você não consegue ficar muito tempo sem se alimentar.
Por esta razão, muitas pessoas preferem combinar a dieta cetogênica com o jejum intermitente para que possam permanecer em cetose por períodos mais longos de tempo sem sentir fome já que a dieta cetogênica inibe o apetite.
Quem deve considerar fazer a dieta cetogênica?
Bom a dieta cetogênica pode ser benéfica para qualquer pessoa com os seguintes objetivos.
1 - Aqueles que querem perder peso
Muitas pessoas seguem a dieta cetogênica para perder peso e por um bom motivo.
Quase duas dúzias de estudos revelam que o estimulo da cetose pode ajudar a perder peso, e mais pesquisas relatam que os resultados da dieta cetogênica são superiores as estrategias de emagrecimento que restringem as gordura.
De acordo com um estudo, os participantes que seguiram a dieta cetogênica perderam
2 vezes mais peso do que aqueles que seguiram uma abordagem com baixo teor de gordura, sem falar que seus níveis de colesterol também melhoraram.
No enanto parte do sucesso da dieta cetogênica deve ser atribuído ao fato que seus adeptos permanecem saciados entre as refeições,
Com isso diminuindo drasticamente as chances de escorregadas na dieta
2 - Aqueles com Diabetes
Diabetes é uma doença crônica que afeta cerca de 425 milhões de pessoas em todo o mundo, e seguir a dieta cetogênica pode ajudar a manter essa condição sob controle.
Como o plano alimentar permite que você elimine os carboidratos da dieta, consequentemente corpo mantem os níveis de glicose em um nível baixo e saudável.
A quantidade reduzida de carboidratos na dieta ajuda a eliminar o açúcar no sangue, reduzindo a necessidade de insulina . alguns estudos mostram que a dieta pode melhorar a sensibilidade à insulina em quase 75%.
Além disso um relatório descobriu que um terço das pessoas com diabetes que seguiam a dieta cetogênica poderia parar de tomar todos os seus remédios e 95% poderiam reduzir sua dosagem.
Lembrando que todos os estudos que deram origem a esse vídeo estão aqui abaixo na descrição.
3- Aqueles que querem mais energia
Quando o corpo entra em cetose fornece ao seu cérebro um suprimento quase constante de energia, o que ajuda a evitar a fadiga mental enquanto aumenta seu foco e concentração.
Da mesma forma, a dieta pode levar a melhores níveis de energia, pois impede que você sofra de picos e quedas no açúcar no sangue.
4 - Aqueles que buscam maior resistência física
Carboidratos (conhecidos como glicogênio) só podem fornecer ao seu corpo picos rápidos de energia.
Já suas reservas de gordura, em contraste, proporcionam uma energia contante e duradoura.
Colocar seu corpo em cetose ajuda você a aproveitar esse suprimento de energia para aumentar sua resistência física.
5 - Aqueles com epilepsia
A dieta cetogênica foi inicialmente estabelecida como um tratamento médico para crianças com epilepsia, e os resultados muitas vezes são comparáveis aos medicamentos anti-epilépticos convencionais.
Os relatórios mostram que seguir a estratégia alimentar pode reduzir significativamente a frequência e a gravidade das crises, às vezes até permanentemente.
Quem não deve seguir a dieta cetogênica ?
Embora a dieta cetogênica tenha benefícios comprovados para grande parte da população, o plano alimentar não é recomendado para todos.
Especificamente, para aqueles com diabetes tipo 1, ou estão grávidas ou amamentando estão em alto risco de desenvolver cetoacidose.
Esta é uma condição de saúde perigosa que é causada por um acúmulo excessivo de cetonas no corpo, e pode levar a náuseas, níveis elevados de açúcar no sangue, sede extrema e fadiga.
Se você se encaixa em uma dessas categorias, é melhor ficar longe da dieta cetogênica para garantir que os níveis de açúcar no sangue não diminuam demais.
Diferentes tipos de dietas cetogênicas
Desde o início da dieta cetogênica na década de 1920, as pessoas experimentaram inúmeras modificações do método original.
A variação que faz mais sentido para você depende da sua saúde, da rapidez com que você deseja resultados e se você pode se comprometer com uma dieta mais rigorosa ou não.
Várias versões populares da dieta cetogênica incluem o seguinte:
1- Dieta Cetogênica Padrão:
Esta abordagem tradicional para estimular a cetose requer que você siga proporções rigorosos de 75% de gordura, 20% de proteína e apenas 5% de carboidratos por dia.
2- Dieta cetogênica cíclica:
Para aqueles que acham difícil restringir continuamente seus níveis de carboidratos, a dieta cetogênica cíclica permite introduzir dias de consumo de carboidratos no protocolo alimentar
Existem diferentes variações deste tipo de dieta, sendo que a mais usada é a seguinte:
– 5 ou 6 dias de baixo consumo de carboidratos; – 1 ou 2 dias de consumo moderado de carboidratos bons (normalmente aos finais de semana).
Primordialmente a ideia da dieta cetogênica cíclica é reabastecer o glicogênio muscular, para que a performance nos treinos não seja muito prejudicada a longo prazo.
3 - Dieta cetogênica rica em proteínas:
Nessa estratégia o consumo de proteína sobe para 35% de sua ingestão diária, mantendo o consumo de carboidratos em 5%.
4 - Dieta cetogênica Modificada:
Muitas pessoas acham difícil comer mais gordura que o normal, então a dieta cetogênica modificada permite aumentar a ingestão de carboidratos em até 30% por dia
Embora cada uma dessas dietas possa ser uma opção viável para melhorar sua saúde, é importante observar que apenas a dieta padrão passou por um estudo rigoroso.
Embora essas variações da dieta cetogênica provavelmente sejam benéficas, seus impactos na sua saúde são menos conhecidos.
Bom seguir a dieta cetogênica tem se mostrado um método extremamente eficiente para o emagrecimento, mas será que vale a pena seguir a longo prazo?
Bom em nosso próximo vídeo, vamos nos aprofundar em opiniões de especialistas sobre a dieta cetogênica
(assim como seus possíveis efeitos colaterais) para ajudar você a tomar a decisão se essa estratégia alimentar é a ideal para você.
Bom se você gostou desse vídeo não esqueça de deixar o seu gostei e compartilhar com seus amigos até a próxima